Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: E o troféu do mico do ano vai para... O Troféu Imprensa!




Depois de algum tempo sem postar essa coluna devido a falta de tempo por conta de trabalhos de faculdade, (aliás, boa parte dessa falta de tempo atende pelo nome de TCC, do qual vocês ainda vão me ver falar muito nos próximos meses...) a coluna Crítica de Semana está de volta, e espero que dessa vez definitivamente.
O principal motivo que me fez escrever a coluna justamente essa semana foi a exibição do Troféu Imprensa no último domingo, dia 28 de abril, e que teve momentos simplesmente deprimente. Pra começo de conversa, como assim o Nelson Rubens grava o programa do Patati e Patatá pra assistir depois? Eu não acredito até agora que ouvi uma coisa dessas, mas como isso nada tem a ver com música, não vou me aprofundar muito nessa história.  
Passando para parte musical, que é o que realmente nos interessa, todas as categorias foram fracas nesse quesito, começando pela das cantoras, que não surpreendeu em nada porque Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Paula Fernandes já estão fazendo sucesso há muito tempo. Sendo assim, considerando o fato de que a Paula Fernandes tem menos tempo de carreira que as outras duas, foi bom ela ter ganho.
Se o resultado da categoria de Melhor Cantora até que foi razoável, o infelizmente não se pode dizer o mesmo do Melhor Cantor. Primeiro que foi um absurdo deixarem o Luan Santana conduzir a votação, pois ele era um dos indicados. Além disso, colocar ele e o Gustavo Lima pra concorrer com o Roberto Carlos chega a ser uma ofensa. Tudo bem que eu não gosto do RC porque nem voz ele tem, mas os outros dois também são péssimos. Como se isso não bastasse, as músicas deles não ajudam, ao contrário do Roberto Carlos, que pelo menos ainda tem umas músicas bonitas. Por conta disso, achei uma vergonha a votação terminar empatada entre Roberto Carlos e Luan Santana, e acredito que se o último não teria vencido se não estivesse no palco.
E por último, a Melhor Música do ano, que foi deprimente. Juro que doeu meu coração ver Camaro Amarelo, (Munhoz e Mariano), Me Beija Agora (Calypso) e Esse Cara Sou Eu (Roberto Carlos) como finalistas dessa categoria. Sério que essas foram as melhores músicas do ano? Porque se foram, quero entrar numa máquina do tempo agora e sair em 1960, porque pelo menos nessa época as músicas eram bem melhores. Voltando às músicas indicadas, era óbvio que a música do Roberto Carlos ia ganhar, porque além de ser a menos pior entre as três, está na trilha sonora de uma novela da Globo, emissora que não só patrocina o Roberto Carlos desde que me entendo por gente como também impõe o que é bom e o que não é (e a população acredita e obedece direitinho).  
E como tudo que está ruim pode piorar, o Gustavo Lima ainda ganhou o Troféu Internet de Melhor Cantor. Depois dessa, um minuto de silêncio para o Troféu Imprensa. E para a música brasileira também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .