Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: A mutante se transformou em fênix



Rita Lee teve um começo de ano conturbado por conta da aposentadoria dos palcos e da prisão justamente em seu último show por desacato à autoridade, mas mostrou que ainda não é dessa vez que ela vai sair de cena.
Com mais de quatro décadas de carreira e 34 álbuns gravados, ela é uma das principais cantoras brasileiras e tem várias músicas que se tornaram inesquecíveis. Dentre as várias músicas famosas na voz de Rita Lee, as mais lembradas geralmente são Lança Perfume, Chega Mais, Tititi, Mania de Você, Cor de Rosa Choque e Mutante, cujo título remete ao nome da banda com a qual ela ficou conhecida na segunda metade da década de 1960, Os Mutantes, da qual ela se desligou em 1972.
Em meio às polêmicas por conta de sua prisão em Aracaju e especulações de que ela estaria deixando os palcos por estar doente, tudo parecia apontar que a carreira da eterna rainha do rock brasileiro iria chegar ao fim depois de 45 anos de estrada. Entretanto, as pessoas que a criticaram se esqueceram de que até quem é considerado um ídolo de várias gerações tem direito a ter seus dias de tempestade. Mas, como quem é rei nunca perde a majestade, ela surpreendeu mais uma vez e lançou um single polêmico, que faz parte de seu novo CD.  
Disponibilizado através da página do Facebook da equipe de Rita poucos dias após a prisão, o single, divulgado por meio de um vídeo, trazia também um breve depoimento dela contando o motivo da música, composta por ela em parceria com Roberto de Carvalho, ter ganhado o nome de Reza. A declaração dela falando sobre energias negativas e inveja e também a opção por divulgar justamente essa música pareceu ser uma indireta bem forte por conta das críticas aos acontecimentos recentes em sua vida.   
Lançado no dia 7 de maio, o CD Reza mostra uma Rita Lee mais voltada para a religião, as forças da natureza e também às forças esotéricas. Além disso, uma expectativa enorme foi girada em torno dele pelo fato de ser o primeiro álbum de inéditas da cantora depois de 9 anos, mas depois do lançamento do single a ansiedade ficou ainda maior.
Apesar de a faixa-título ser marcante também por ser a mais animada, ela não é a única que se destaca no álbum. Além de Reza, se destacam também Pow (a única instrumental do álbum, no estilo de música eletrônica, mas que tem sons bem estranhos), Paradise Brasil (que cita Carmen Miranda e a Tropicália, que são partes muito importantes da história da música brasileira) e Pistis Sophia, cuja letra parece muito com uma oração, mas o entendimento é prejudicado por conta da batida, que é forte demais.
Entretanto, ao consultar a lista do repertório do Cd com certeza chamará a atenção de quem conhece músicas mais antigas de Rita Lee: Tutti Fuditti. Ela tem o nome bem parecido com o da banda Tutti Frutti, da qual Rita Lee fez parte entre 1973 e 1978, e gravou alguns dos grandes sucessos de sua carreira, como Agora só falta você e Ovelha Negra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .