Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: Tributo à Legião Urbana: Valeu à tentativa



Na noite do dia 29 de maio, a MTV transmitiu o tributo à Legião Urbana, com a participação de Wagner Moura nos vocais, acompanhado de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, ex-integrantes dessa grande banda do rock brasileiro. Contudo, parece que a escolha de Wagner Moura para fazer às vezes de Renato Russo não foi uma das melhores.
Quero deixar claro que eu sempre achei o Wagner Moura um ótimo ator, desde os áureos tempos do seriado Sexo Frágil, mas acho que dessa vez ele quis por o chapéu onde não alcançava. Sendo assim, o objetivo dessa crítica não é avaliar o desempenho dele enquanto ator, mas sim a apresentação dele brincando de ser o vocalista da banda.
Sim, sabemos que Renato Russo é insubstituível, que ele tinha um talento impressionante e também que não podemos levar um tributo tão a sério assim, pois como já dizia o sábio Belchior em 1976, “mas é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem”, mas deve ter sido um desafio e tanto, praticamente um insulto para os fãs do Legião ver o Wagner Moura no lugar do ídolo deles.
Entretanto, antes de jogar pedra no rapaz, é preciso reconhecer que ele foi de uma coragem absurda ao aceitar fazer esse tributo, portanto mesmo que não tenha atendido as expectativas dos fãs (e do público em geral), valeu pela iniciativa (e tentativa) da MTV e do Wagner Moura também.
Porém, não podemos também ignorar a falta de afinação de Wagner Moura, que só não prejudicou a homenagem porque os fãs presentes no Espaço das Américas, em São Paulo, cantaram em coro todas as músicas do repertório.
Entre as músicas que mais destacaram foram Tempo Perdido, Quando o sol bater na janela do teu quarto (essas duas lindas músicas infelizmente se destacaram, a meu ver, pela total falta de afinação do “vocalista convidado”), Quase sem querer, Índios (pra mim, foram as que ele cantou melhor) e Ainda é cedo (rasgaram a camisa do Wagner Moura nessa música!). Além dessas, me chamaram a atenção também Pais e Filhos e Será, a primeira pelo enorme valor emociona contido na letra e a segunda por ser a minha preferida do Legião, não importando nem um pouco se quem está cantando é o Renato Russo ou o Wagner Moura.     
Mesmo o tributo sendo razoável e o repertório bem escolhido, duas músicas super famosas fizeram muita falta nesse show: Faroeste Caboclo e Que país é este?, que, aliás, não deveriam faltar em nenhuma homenagem ao Legião Urbana porque são simplesmente a cara do rock brasileiro.

Repertório Completo:
Tempo Perdido
Fábrica
Daniel na cova dos leões
Andrea Dória
Quase sem querer
Eu sei
Qual o sol bater na janela do teu quarto
A Via Láctea
Espere por mim
Índios
Monte Castelo
Teatro dos Vampiros
Geração Coca-Cola
Damage Goods
Ainda é cedo
Baader
Sereníssima
Se fiquei esperando meu amor passar
Há tempos
1965
Perfeição

Bis
Teorema
Antes das Seis
Giz
Pais e Filhos
Será

Comentários

  1. Fábio Henrique Barbosa9 de junho de 2012 às 19:03

    Adorei o tributo da MTV. Foi muito emocionante. Chorei do começo ao fim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .