Pular para o conteúdo principal

O amor de fã nos tempos da internet


Logotipo do blog de Wallace, cujo endereço é  http://euamompb.blogspot.com.br/
Logotipo do blog de Wallace,
cujo endereço é  http://euamompb.blogspot.com.br/  
Com os avanços da tecnologia, descobrir tudo o que nos interessa ficou muito fácil, e com o mundo artístico não foi diferente. Para deleite dos fãs, a vida e a obra dos artistas estão cada vez mais expostas na rede, sendo possível até mesmo baixar álbuns de cantores e bandas gratuitamente.
Contudo, alguns fãs vão além da busca por CDs e DVDs de seus ídolos, chegando a criar espaços para trocar ideias e informações sobre esses artistas, como é o caso do auxiliar de escritório Wallace Surce. Moderador do Clube da MPB há um ano, ele criou o blog para compartilhar o que sabe dos artistas consagrados e também divulgar o trabalho da chamada nova geração da música popular brasileira. E para divulgá-lo, ele criou também um twitter, um perfil e uma página no Facebook e, recentemente, um grupo, também no Facebook, nos quais os fãs de MPB podem debater e compartilhar vídeos, áudios e informações.                                                         
  
Apesar da facilidade de baixar na internet, nada alegra mais um fã
do que ter em mãos a obra de seus artistas preferidos
Entretanto, mesmo com a facilidade de se adquirir os trabalhos dos artistas pela internet, Wallace ainda prefere ter o produto em mãos. “Geralmente quando gosto de um artista eu quero ter toda a discografia dele, na minha opinião nada substitui o disco físico, gosto de ler o encarte, saber a ficha técnica e isso acaba se perdendo quando você apenas baixa o CD, mas é válido pra você conhecer novos artistas e depois comprar o álbum nas lojas”, afirmou.
Outra situação muito comum é quando, diferentemente do Clube da MPB, que fala sobre vários artistas, o objetivo do blog é falar de um artista específico, como é o caso do Portal Maria Rita.
Em entrevista ao Vitrine MPB, o criador do blog, o estudante de jornalismo Wesley Mesquita, conta como surgiu a ideia de criá-lo e também como começou sua admiração por Maria Rita. Além disso, ele explica como são selecionadas as notícias postadas no blog e a participação do público nesse espaço.

Vitrine MPB: Como você se tornou fã da Maria Rita?

Wesley Mesquita: Pergunta difícil... Eu tinha 10 anos, e ouvi o trecho de uma música na rádio e fui procurar na internet. Achei a música errada, por sorte, a "errada" era da Maria Rita. Paixão a primeira "escutada". Ela tinha acabado de lançar o disco praticamente...

V.M: Além da Maria Rita, você é fã de outras cantoras de MPB? Se sim, quais?

W.M: Fã, único e exclusivo da Maria Rita. Da Elis também sou fã. Conheci o trabalho da Elis através da MR, aos 10 anos. Maria Rita foi um leque de possibilidades, de novidades, de cultura. Eu era muito novo, conheci muita coisa através dela... Da MPB, hoje escuto muito Vanusa, Aretha Marcos, Luiza Possi, Fabiana Cozza...

Página inicial do blog administrado por Wesley. Para acessá-lo,
o endereço é  http://portalmariarita.wordpress.com/    
V.M: E como surgiu a ideia de criar um blog sobre ela? Há quanto tempo ele existe?

W.M: Foi no mesmo mês que conheci a Maria Rita. Ele tem 9 anos de existência. A ideia surgiu a partir da vontade de juntar e compartilhar as informações sobre ela, e aquele sonho foi crescendo, crescendo... E deu no que deu. 

V.M: E você a conhece pessoalmente? Ela sabe sobre o blog?

W.M: 9 anos na "carreira" de fã é muito tempo. A gente se segue nas redes sociais, conversa bastante. Ela é muito carinhosa, e atenciosa também, sempre. Sabe e gosta muito do blog, que hoje, não é mais só um blog... virou uma plataforma "mariana", estamos no face, youtube, twitter, instagram, tumblr, e por aí vai...

V.M: Como você seleciona o que vai postar no blog? Já aconteceu de você postar alguma notícia e depois descobrir que era apenas um boato?

W.M: Sou um tanto chato quanto à isso. Seleciono o que é arte. O que fala da música, da carreira da Maria Rita. Raramente (e quase nunca) falo da vida pessoal, às vezes citamos quando ela fez uma nova tatuagem ou coisa do gênero, fora isso, não. A minha ligação com a Maria Rita está na arte. Espalhar (ainda mais) esse canto bonito que só ela tem...
Que eu me lembre não aconteceu não. Eu confiro muito as fontes, e quando é algo muito importante, pergunto direto pra ela.

V.M: Há alguns meses, começou a circular na internet que o show Viva Elis seria lançado em CD e DVD, sendo que até então a cantora não havia confirmado nada. A princípio, você não postou no seu blog. Por que você preferiu não postar e como você descobriu que o show iria mesmo ser comercializado?

W.M: Sou cri-cri nessa parte: só divulgo o que é confirmado, oficial. Fofoca é um lance tão chato... E o Portal Maria Rita tem mais de mil acessos diários. Fica chato passar uma nota errada... Só passei pro site quando a assessoria de imprensa me informou...

V.M: E o público, costuma participar bastante no blog ou a participação se restringe apenas às redes sociais? E eles costumam enviar para você o que encontram sobre a Maria Rita? 

W.M: Participam! A casa é aberta: pode mandar foto, vídeo, texto... Tem até um canto especial, que se chama "Espaço do Fã".
Eles enviam, mas cá entre nós, provavelmente eu já tenho a informação... Mas agradeço, e compartilho sempre...

V.M: Com a internet, hoje é possível baixar vários CDs e DVDs sem pagar nada. Você baixa pela internet ou compra tudo o que sai sobre a Maria Rita?

W.M: Sempre comprei tudo na pré-venda (exceto o primeiro CD). Já tive úlcera de ansiedade por causa de esperar sair um CD (O "Samba Meu" - Warner, 2007 no caso...). Às vezes compro mais de um, por garantia. Compro pra dar de presente... 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .