Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: Somos tão jovens


Thiago Mendonça, o intérprete de Renato Russo, ficou praticamente
idêntico ao cantor e compositor em alguns momentos do filme.
Na esteira de filmes e documentários que levam a vida de um cantor às telas de cinema, como foi o caso de Cazuza, Luiz Gonzaga e Raul Seixas, Somos tão jovens foi responsável por trazer ao grande público uma parte da vida de Renato Russo, pois a obra está longe de ser biográfica.
Lançado em maio de 2013, o filme é muito interessante para os fãs que conhecem muitos detalhes da biografia de Renato Manfredini Júnior, mas não para aqueles que o estão assistindo para descobrir quem foi o Renato Russo, nome com o qual ele se tornou uma das maiores referências do rock brasileiro como cantor e compositor.
Apesar de ser muito importante mostrar como era a vida dele antes do sucesso e render boas cenas ao filme, como a parte em que ele canta Ainda é Cedo e diz que ela foi feita para uma amiga (aliás, a música é uma das minhas preferidas da Legião Urbana), mas seria bem mais interessante mostrar, inclusive para os fãs, o que aconteceu com a banda depois do show no Circo Voador.
O filme foi encerrado com o vídeo de uma
apresentação do verdadeiro Renato Russo.
Embora todos já saibam o grande sucesso que a Legião fez na década de 80, seria importante mostrar mais sobre o sucesso da banda, o nascimento de Giuliano, o único filho de Renato Russo, e também falar sobre a morte do cantor, em 1996, até porque a inclusão dessas partes evitaria o final repentino e sem nexo que foi dado ao filme, sem contar a decepção causada em quem esperava ver tudo isso e se deparou com aquela cena de “eles vão para o Rio amanhã, vamos invadir uma festa”, um vídeo de Renato cantando e os créditos de encerramento rolando logo em seguida.
Apesar da falta da famosa Pais e Filhos, um ponto positivo foi ver na tela de cinema outras músicas tão famosas na voz de Renato, mesmo que elas tenham sido interpretadas pelo ator Thiago Mendonça,  que interpretou muito bem o cantor no filme. Algumas dessas canções foram Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo, Ainda é Cedo, Que país é esse?, Geração Coca-Cola, Por Enquanto (muito famosa na voz de Cássia Eller) e Tempo Perdido, música que inspirou o título do filme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .