Pular para o conteúdo principal

Perfil: Marisa Monte

Dona de uma voz suave e que se encaixa perfeitamente nas canções que interpreta, a cantora, compositora, instrumentista e produtora musical Marisa de Azevedo Monte ficou famosa no fim da década de 80, quando Nelson Motta assistiu a uma de suas apresentações em bares e casas noturnas.
Em 1989, a carioca lançou o seu primeiro álbum, MM, que trouxe duas de suas músicas mais conhecidas: Bem que se quis, que foi seu primeiro sucesso, sendo exaustivamente executada nas rádios. No mesmo ano, a música fez parte da trilha sonora da novela O Salvador da Pátria. A outra música que se tornou bastante famosa foi Chocolate, composta por Tim Maia, amigo de longa data de Nelson Motta.
MM, o primeiro disco de Marisa Monte
Outras canções de MM que se destacaram foram as já famosas Xote das meninas e Negro Gato, mostrando assim que não foi à toa que a versão brasileira da revista Rolling Stone colocou esse disco na lista dos 100 melhores discos da música brasileira, em outubro de 2007, ocupando a 62ª posição. Além desse, outro disco da cantora figurou nessa mesma lista: o álbum Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-rosa e Carvão, lançado em 1994, classificando-se em 87º lugar.
Outros discos de Marisa Monte importantes são Mais, que trouxe músicas lindas como Ainda Lembro, lançado em 1991, que contou com a participação de Ed Motta, Diariamente e Beija Eu (não dá nem pra dizer que esses dois discos são maravilhosos simplesmente porque toda a discografia dela é) e  Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, lançado em 2000 e que traz Amor I Love you, composta por Marisa Monte e Carlinhos Brown (Se essa não for a minha música preferida da Marisa, podem ter certeza de que é pelo menos uma delas).
Capa do álbum Tribalistas, lançado em 2002
Embora essa não tenha sido a primeira parceria com Brown, ela foi a mais próxima daquele que seria um de seus melhores projetos: a parceria com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, que deu origem aos Tribalistas. O álbum, lançado em 2002, teve como músicas mais marcantes Já Sei Namorar, que inclusive foi o primeiro single do CD, Velha Infância e É Você, que fizeram parte da trilha sonora das novelas Mulheres Apaixonadas e Da cor do pecado respectivamente.
Após algum tempo sem novos CDs, Marisa lançou dois ao mesmo tempo em 2006: Infinito Particular, que trouxe em seu repertório a música Pra Ser Sincero, que fez parte da trilha sonora de Cobras e Lagartos e Universo ao meu redor.
Recentemente, Marisa emplacou mais músicas em trilhas sonoras de novelas, que foram Não é proibido (Carrossel), Aquela velha canção (Guerra dos Sexos), Ainda Bem (Amor Eterno Amor) e Depois (Avenida Brasil), sendo que as três últimas são do álbum O Que Você Quer Saber de Verdade, lançado em 2011.  




Comentários

  1. Faltou falar sobre os discos que ela produziu da Velha Guarda da Portela tem o Tudo Azul e o do Argemiro Patrocínio um dos compositores da Velha Guarda que ela canta em uma faixa "Dizem que o Amor" fora o documentário "O Mistério do Samba" que é nota 10!
    Todo mundo que gosta de Samba deveria assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu não falei desses trabalhos para destacar os outros Cds e também porque senão ia ficar longo demais. Foi no Mistério do Samba que ela lançou Não é proibido né?

      Excluir
  2. Não, a música "Não é Proibido" foi lançada no pocket show do DVD Infinito ao Meu Redor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .