Pular para o conteúdo principal

Elis Vive

Hoje completam-se 32 anos da partida da Pimentinha, mas a impressão que me dá é que ela continua cada vez mais viva, principalmente nesse ano que passou. Para quem ainda não sabe, em 2013 eu fiz como meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade de Jornalismo o livro-reportagem Saudades de Elis, que traz histórias de fãs da nossa eterna Pimentinha em forma de perfis jornalísticos.
Capa do meu Trabalho de Conclusão de Curso
E sobre esse trabalho, que durante muito tempo foi apenas uma ideia solta na cabeça de uma fã que ninguém levava a menor fé de que ia dar certo um dia, o que eu posso dizer é que não me arrependi em nenhum momento de ter escolhido e insistido nesse tema, que me trouxe tantas coisas boas.
Além de poder conhecer ainda mais detalhes da vida e da carreira de Elis (e ainda por cima poder fazer isso como uma forma de estudo, uma vez que esse trabalho foi a união da minha vida acadêmica com uma parte muito importante da minha vida pessoal), esse livro me deu uma oportunidade que eu nunca pensei que teria: conhecer pessoas que conheceram Elis pessoalmente. E olha que não estou falando daquelas pessoas que sempre dão os mesmos depoimentos sobre a cantora na mídia, e sim de quem tem histórias maravilhosas pra contar e geralmente não é ouvido. Das entrevistas presenciais que realizei – juntamente com minha dupla na execução do trabalho – as que foram feitas com esses dois admiradores de Elis que a conheceram pessoalmente (Mauro e Teresinha) são as que mais me marcaram.
Primeiro porque, embora eu já soubesse inúmeros detalhes da vida e da obra da Elis porque li em livros, encartes de CDs e na internet, a ideia de ficar diante de pessoas que conheceram e conviveram com ela era algo novo, emocionante e assustador pra mim, pois, ao contrário do que normalmente acontece comigo quando falo sobre Elis, era a primeira vez que eu não ia ser a pessoa que mais entendia do assunto na situação, o que me deixava com um pouco de medo de não saber o suficiente para segurar a conversa.
Depois porque não é todo dia que se encontra alguém que foi próximo de uma pessoa que, apesar de ser muito distante da sua geração e você nem ao menos ter chegado a vê-la na TV enquanto ela era viva, você admira demais não só pela voz, mas também porque não tinha medo de dizer o que queria e lutar pelo que acreditava, mesmo que fosse através das canções que interpretava (aliás, às vezes tenho a sensação que, apesar de adorar a voz dela e achar que é uma das mais belas que já ouvi, essa fascinação que tenho por Elis vem muito mais da personalidade que ela tinha).
E também, para quem não conheceu o seu ídolo, ficar frente a frente com alguém que o conheceu e tem histórias para contar sobre ele realmente é uma glória e um momento que precisa ser aproveitado ao máximo, tanto que em alguns momentos eu simplesmente esquecia que estava fazendo uma entrevista para fins acadêmicos, que existia uma lista enorme de perguntas para fazer e me aprofundava na conversa.
Essa união dos fãs é tão comovente porque, além de mostrar que é possível demonstrar amor sem esperar nada em troca, não é comum encontrar fãs como os de Elis, que se mobilizam para discutir e difundir a obra dela pelo mundo, mesmo que seja por meio da internet. Aliás, o mundo digital é um grande aliado dos fãs da Pimentinha, pois através dele não só é possível saber (mais) sobre a cantora como também se pode conhecer outros fãs dela.
Como eu faço parte dos fãs de Elis que sentem saudade de uma época que não viveram, fazer um livro como o Saudades de Elis foi a minha maneira de reconhecer o quanto essa mulher foi importante, uma forma de contribuir para que a memória dela continue viva e, além disso, um jeito de mostrar a importância que pode ter os fãs de um artista, pois eles amam, admiram, conhecem, defendem e muitas vezes cuidam do acervo de seu ídolo até melhor do que a própria família da pessoa.

Além do Mauro e da Teresinha, durante os meses em que estava fazendo meu livro entrevistei mais fãs de Elis que também tinham muito para contar, como é o caso de Marcelo, Geraldo e Rodrigo. Dentre os fãs de Elis que eu conheço, creio que Geraldo é aquele que mais se dedicou a cuidar da obra da Pimentinha, pois está há 32 anos à frente do Grupo Cultural Eternamente Elis e, por meio desse grupo, a vida e a obra de Elis estiveram ao alcance de mais pessoas. 
Já o Rodrigo tem uma importância diferente até mesmo para que a produção do meu livro fosse possível, pois muito do que eu sei sobre Elis hoje aprendi por causa do grupo do qual ele é um dos criadores, o Analisando: Elis Regina, que foi o primeiro grupo sobre ela que eu entrei, em 2009. Boa parte das apresentações, vídeos raros e entrevistas que eu assisti foi porque as pessoas desse grupo sempre deixavam a disposição de quem quisesse ver.   
No caso do Marcelo, acredito que ele tem uma trajetória mais parecida com a minha, pois além de também ter escolhido Elis como tema de seu TCC da faculdade de Jornalismo, ele já fez algumas matérias sobre ela e, atualmente, é um dos criadores do grupo Elis é Luz.
Esse trabalho que fiz foi uma ótima oportunidade que eu tive de conhecer mais sobre a Elis que não contam nos livros e ainda ver de perto que o amor que um fã tem não se apaga com o tempo e nem com a morte desse artista, pelo contrário: no caso da nossa Pimentinha, a cada ano que passa eu vejo mais pessoas demonstrando carinho, admiração e vontade de contribuir para que ela continue sendo (re)lembrada pelas pessoas e sem ir a lugar algum, principalmente neste 19 de janeiro, que é quando ela fica ainda mais viva. Aliás, ao longo do dia eu já vi várias homenagens e demonstrações de carinho nos grupos que participo, o que mostra que fã não é igual a mídia, que só se lembra de homenagear os artistas que já se foram em datas redondas, como 20 ou 30 anos de morte.

E para encerrar, não poderia faltar uma música de Elis. E a escolhida foi Alô, alô, taí Carmen Miranda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .