Pular para o conteúdo principal

Dica de Quinta: Cor de Rosa Choque

Apesar de hoje ser um dia muito especial para todas as mulheres do mundo, não devemos encarar essa data apenas como dia de dar presentes e homenagens, e sim como um motivo para reflexão, pois porque as mulheres não são tratadas com o mesmo respeito que hoje durante todos os dias do ano?
Sabemos que ao longo da história do mundo, muitas mulheres morreram para que hoje pudéssemos ser “livres”, e ponho essas aspas porque em pleno século XXI, já ficou muito claro que o dia 8 de Março não representa absolutamente nada para muita gente, pois existem mulheres que sofrendo qualquer tipo de abuso ou humilhação.
Enquanto a maioria das mulheres está comemorando o seu Dia Internacional e os homens estão fazendo infinitas declarações de amor por aí, na verdade deveriam era comemorar mais um dia de luta das mulheres, pois do jeito que esta data é colocada, parece mais que esse é o único dia nosso e que os outros dias do ano pertencem aos homens.
Mas, dentre todas as mulheres do mundo que seguraram barras muito mais pesadas do que muitas de nós aguentamos hoje em dia, mulheres como Cleópatra, Joana d’Arc, Pagu, Simone de Beauvoir, Elis Regina, Maysa, Rita Lee, Leila Diniz, Carmen Miranda, Madre Teresa de Calcutá, Chiquinha Gonzaga e várias outras se destacaram por motivos diferentes, mas ainda uma coisa as une: todas lutaram por seus ideais e sofreram como verdadeiras mocinhas de novela real para conseguir o que queriam – e algumas nem conseguiram.
E depois de muito pensar em qual música seria perfeita para dedicar às mulheres nesse dia em que é necessário que cada uma faça um balanço de como vem sendo tratada pela vida, eu finalmente me decidi que a música título desse post é a mais indicada para a ocasião: Cor de Rosa Choque.
Composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho e parte do repertório do álbum de mesmo nome em 1982, essa música, ao lado da também clássica Flagra, é considerada uma das músicas mais famosas da Rainha do Rock, sendo um grande marco na história do Rock Brasileiro. 
Desde época de seu lançamento, a música Cor de Rosa Choque se transformou em um símbolo de uma das maiores qualidades da mulher: a forçam, pois fala dos mais diferentes personagens que uma mulher pode ser ao longo de vida, que vão desde Eva (Sim, é a mulher do Adão) à Princesa de contos de fadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .