Pular para o conteúdo principal

Dica de Quinta: Pagu, as Ritas e Zélia

Ainda em comemoração ao mês das mulheres, a música de hoje, além de falar sobre as mulheres, também mostra a união de três mulheres que conseguiram se destacar ao longo de suas vidas através da arte a qual tanto se dedicaram.  
Composta em 2003 por duas mulheres importantes na história da música brasileira, Rita Lee e Zélia Duncan, a música é uma clara homenagem a todas as mulheres, enaltecendo suas qualidades e também através da homenagem a uma mulher tão importante quanto às duas cantoras, cujo seu apelido é o título da canção: Pagu.
Para quem não sabe, Patrícia Galvão, conhecida como Pagu por causa do poeta Raul Bopp, tinha hábitos considerados escandalosos demais para a época desde muito jovem, tanto que acabou sendo a primeira mulher presa no Brasil por conta de questões políticas, se tornando uma figura importante não só por isso como também por seu incentivo à cultura.
Desde o início da música, já podemos perceber o quanto ela é feminina através dos versos que deixam claro o quanto a mulher pode ser julgada e se queimar por conta de suas atitudes. Além disso, também são homenageadas as mulheres que sabem fazer um pouco de tudo sem perder a delicadeza  feminina e tentando manter o equilíbrio entre o lado puritana e o atirada que existe dentro de cada uma.
Mas, a parte mais legal da música sem dúvida é o refrão, pois mostra que nem todo mundo pode ser rotulado apenas pela aparência, uma vez que a vida as pessoas é algo tão grande que não pode ser classificado por estereótipos, que na maioria das vezes são extremamente preconceituosos.
Ainda em 2003, Maria Rita, que então estava começando a ganhar projeção como cantora após anos de rejeição à carreira musical por ser filha de quem é, gravou a música em seu primeiro CD, também batizado de Maria Rita.
Curiosamente, ela, que hoje é uma das melhores cantoras da nova geração da MPB, tem esse nome justamente por causa de Rita Lee, pois sua mãe era tão amiga dela que resolveu homenageá-la batizando sua única filha mulher com o nome que costumava chamar a eterna mutante.

A fim de mostrar as diferentes interpretações que essa grande música ganhou, resolvi postar tanto o dueto de Rita e Zélia quanto o vídeo de Maria Rita cantando Pagu:

DVD MTV ao Vivo de Rita Lee, gravado em Agosto de 2004.
 

DVD Samba Meu, gravado em 2008.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .