Pular para o conteúdo principal

Perfil: Maria Rita



Ela demorou um bom tempo para assumir seu desejo de se tornar cantora por não ter um motivo concreto. Quando ela finalmente entendeu que era isso mesmo que queria, mostrou a todos que a genética pode ter a influência que for, mas não se constrói uma carreira sem ter talento, o que ela prova ter de sobra a cada trabalho que se propõe a desenvolver.
Entretanto, nesses anos de carreira, ela já recebeu rótulos muito duros, como imitadora oficial da Elis Regina. Alguns seres sem um pingo de sensibilidade e bom senso a acusam de assistir aos vídeos da mãe para imitar seus trejeitos no palco, como se o fato de ela ser simplesmente a filha não pudesse lhe render nada de parecido (E eu digo seres porque acusar alguém que nem conheceu a mãe direito de imitação é tão cruel que não merece ser classificado como pessoa).
Mas, nem mesmo as críticas conseguiram ofuscar a grande intérprete que sempre existiu dentro de Maria Rita. Ao longo desses 10 anos de carreira, ela já ganhou Grammys, lançou 4 CDs (Maria Rita, Segundo, Samba Meu e Elo) com repertórios de ótima qualidade, gravou músicas de grandes compositores da nova geração da Música Popular Brasileira e também dos já consagrados, inclusive alguns que foram contemporâneos de sua mãe e ganharam projeção no cenário artístico compondo canções para ela interpretar. Das parcerias de Elis, ela “herdou” Milton Nascimento, Gilberto Gil, Rita Lee e outros, esta última sendo a razão de Elis ter escolhido chamá-la de Maria Rita. Além disso, músicas cantadas por ela fizeram parte de trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como Senhora do Destino e Insensato Coração (Em ambas cantando a música tema de abertura). Entre seus principais sucessos estão Cara Valente, A Festa, Caminho das Águas, Encontros e Despedidas, Tá Perdoado, Samba Meu, Coração em Desalinho e Pra Matar Meu Coração.
O seu mais recente trabalho talvez seja o mais especial de todos, pois além de ser a comemoração dos 10 anos de carreira, é também o fim de um “tabu” e também um presente aos fãs de mãe e filha para marcar esses 30 anos sem Elis Regina: desde março deste ano, Maria Rita tem feito uma série de shows em homenagem à mãe e nele tem revisitado o repertório dessa grande artista, dando aos mais jovens a oportunidade de conhecer e aos mais velhos a chance de relembrar músicas tão importantes para a cultura brasileira. Inicialmente chamado de Viva Elis e com apenas 5 apresentações programadas, agora o show foi rebatizado de Redescobrir, e continuará sendo apresentado em vários lugares e será lançado em CD e DVD em breve.      


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .