Pular para o conteúdo principal

Novidades de Julho no Vitrine MPB


Julho no Vitrine MPB

Durante esse mês, algumas mudanças serão feitas aqui no blog. Entre as principais estão a mudança oficial da coluna Na Minha Estante para semanal, permanecendo na terça-feira (antigamente ela não tinha dia fixo), e o fim da coluna Meu Ídolo (que nem ao menos chegou a estrear por falta de histórias) e as férias da coluna Sobe o Som, para ver se com a volta da coluna as enquetes para escolher músicas pra postar nelas começam a ser votadas.

Além disso, teremos a estreia das seguintes colunas:

  • Revivendo a Trilha

Essa coluna funcionará como a coluna Repeteco, mas com uma diferença crucial: ela não falará de novelas que estão sendo reprisadas agora, podendo assim falar da música de qualquer novela – seja ela brasileira ou não, mesmo que ela nunca tenha sido reprisada.

  • Coluna Anos Dourados

Quando se pensa em trilhas sonoras, geralmente se fala muito nas de novelas, deixando assim de falar de tantas músicas que sempre são associadas a seriados e minisséries.
Pensando nisso, a coluna Anos Dourados (que inclusive leva o nome de uma minissérie muito famosa) vai falar semanalmente de músicas que foram marcantes nesses tipos de produção, podendo se tratar de minisséries/séries brasileiras ou não.

  • Mundo MPB

Essa na verdade não será uma coluna e sim uma seção sem dia fixo, que abrigará a notícias que tenham a ver com a música brasileira. Entretanto, a partir de agora o blog também vai ter notícias sobre artistas estrangeiros, uma vez que, querendo ou não, eles influenciam a nossa música.
                                                                                      
  • Momento Globo de Ouro

Desde que voltou ao ar por meio das comemorações de 2 anos do Canal Viva, o Globo de Ouro tem sido uma verdadeira coqueluche da TV a cabo e também da internet, motivo pelo qual fez o Viva dar um horário fixo para o programa em sua grade de programação.
Por conta disso, o objetivo desta coluna será selecionar uma música que foi apresentada no programa da semana e contar sua história, sendo uma forma de não deixar que canções, bons artistas e esse programa que esteve no ar durante 18 anos caiam para sempre no ostracismo.

Calendário Atualizado

Segunda-Feira: Revivendo a Trilha (Semanal) e Perfil (Mensal)
Terça-Feira: Na Minha Estante (Semanal) e Música no Cinema (Mensal)
Quarta-Feira: Coluna Anos Dourados (Semanal)
Quinta-Feira: Dica de Quinta (Semanal)
Sexta-Feira: Repeteco (Semanal)
Sábado: Crítica da Semana (Semanal)
Domingo: Momento Globo de Ouro (Semanal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

30 músicas de Elis Regina que entraram para a história

Madalena Apesar de não ser uma das gravações mais “recentes” de Elis Regina, Madalena é uma das músicas mais famosas em sua voz que o público lembra com carinho até hoje por ter sido um marco não só em sua carreira como também na de seus compositores. A música, que ficou marcada como o primeiro sucesso de Ivan Lins, foi composta por ele em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, sendo gravada por Elis pela primeira vez em 1970, em um compacto duplo que fez de Madalena um sucesso nacional. Aliás, compacto do qual também fazia parte a música Vou Deitar e Rolar, que eu postei há dois dias aqui no blog (Para ver o post da música, clique aqui: http://vitrinempb.blogspot.com/2012/01/30-musicas-de-elis-regina-que-entraram_12.html ). No ano seguinte, a já consagrada música fez parte do LP Ela junto com outra composição da dupla Ivan e Ronaldo, chamada “Ih! meu deus do céu”. Os três álbuns de Elis Regina dos quais Madalena fez parte na década de 1970. Quatro anos depois, Madale...