Pular para o conteúdo principal

Redescobrindo Gonzaguinha


Hoje, faz 21 anos que morreu um dos melhores e mais corajosos compositores brasileiros das décadas de 70 e 80: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha.
Filho do eterno rei do baião, ele teve capacidade suficiente para se consagrar como um dos grandes nomes da música longe da sombra do pai, que até hoje é uma lenda da música brasileira. Entretanto, apesar do indiscutível sucesso do “Gonzagão”,  na verdade é o Gonzaguinha quem é mais lembrado na hora de utilizar músicas em trilhas sonoras de novelas.
Dentre as suas composições, várias foram censuradas durante a Ditadura Militar por serem bem críticas ao governo, postura essa que ele continuou mantendo mesmo após o fim do regime militar no Brasil, já que a política continuou a mesma sujeira de sempre, só que agora atendendo pelo nome de democracia.
Entre as músicas desse compositor que se tornaram bastante famosas estão grandes sucessos como Começaria tudo outra vez, É, O que é o que é?, E vamos à luta e Redescobrir.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .