Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: Som Brasil: Caetano Veloso



No Sábado à noite, o Canal Viva reprisou o Som Brasil em homenagem a Caetano Veloso, mas assim como no programa em que homenagearam Rita Lee, faltaram músicas importantes na carreira dele.
Parece que a produção do Som Brasil ainda não entendeu que quando assistimos a esse tipo de programa, esperamos relembrar as músicas que realmente se tornaram conhecidas na voz do cantor (no caso de compositores, as mais famosas de sua autoria). Por conta disso, juro que não entendo porque causa, motivo, razão ou circunstância um programa dedicado a Caetano Veloso não tem Baby (que ficou conhecida na voz de Gal Costa, mas que mesmo assim merecia estar nesse especial), Você é Linda, Você não me ensinou a te esquecer e Sozinho no repertório.
Sim, eu sei que as duas últimas músicas que eu citei no parágrafo acima não foram compostas por Caetano Veloso (Você não me ensinou a te esquecer é de Fernando Mendes e Sozinho foi composta por Peninha), mas ao ouvir o nome de ambas, nos lembramos imediatamente dele.
Aliás, outra coisa que eu achei péssima foi colocarem um trecho antigo de Alegria Alegria somente na chamada e também no final do programa. Então quer dizer que a música mais importante do Tropicalismo foi Divino, Maravilhoso? Se é assim, então Alegria Alegria deve ter sido apenas mais uma música na carreira do Caetano Veloso, já que só isso explica que a principal música do movimento liderado por ele não mereça ser interpretada em um programa que o homenageia! E isso sem falar de Tropicália e É Proibido Proibir, que foram músicas super polêmicas e que são referências até hoje de músicas de protesto da época da Ditadura Militar.
Apesar de todos esses defeitos, o programa também teve pontos positivos, principalmente no quesito intérpretes, pois Mariana Aydar e o grupo Chicas foram simplesmente espetaculares. O outro cantor presente, Jauperi também teve um bom desempenho. Além deles, o próprio Caetano Veloso estava presente, mas acho que a interpretação desse dispensa comentários.
Dentre as interpretações dos cantores convidados, destacaram-se Mariana Aydar cantando Beleza Pura com uma força impressionante e o grupo Chicas, com uma interpretação de Divino Maravilhoso que faz jus ao nome da música. A única interpretação dos convidados que eu não achei tão legal assim foi a de Jauperi para Sampa, já que essa música fica perfeita só na voz do Caetano Veloso.
As outras músicas interpretadas no especial foram O Quereres, Milagre do Povo, Nosso Estranho Amor, Força Estranha, Gata Extraordinária. As músicas Como Dois e Dois, Desde que o Samba é Samba, Não me arrependo, Rocks e London London foram interpretadas por Caetano Veloso. De todas as músicas que foram interpretadas nesse Som Brasil, a minha preferida foi London London.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .