Pular para o conteúdo principal

Perfil: Clara Nunes

Em abril desse ano, completa-se 30 anos da perda de uma das principais cantoras de samba do Brasil, a mineira Clara Francisca Gonçalves pinheiro, mas conhecida pelo grande público como Clara Nunes.
Considerada uma das principais vozes da Música Popular Brasileira, Clara foi a primeira cantora a vender mais de 100 mil discos, o que era um tabu na década de 1970, pois diziam que mulher não vendia disco. Curiosamente, hoje em dia o Brasil é frequentemente apontado como um país de cantoras.
Apesar de ser reconhecida pelas músicas de samba que gravou (aliás, ela era realmente tão apegada ao estilo que tinha até mesmo uma escola de samba de coração, a Portela), esse não foi o único estilo musical que ela adotou durante a carreira, pois antes de Samba ela cantou outros tipos de música, principalmente Bolero. Mas, o sucesso mesmo só veio quando ela gravou Você passa eu acho graça, samba de Ataulfo Alves que ela defendeu junto com o compositor da música no Terceiro Festival Nacional de Música Popular (Exibido pela TV Excelsior em 1968).
Além dessa música, outros sambas fizeram muito sucesso na voz de Clara durante as décadas de 70 e os primeiros anos da década de 80, como O mar serenou (Candeia) Morena de Angola (Chico Buarque), Conto de areia (Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento), O Canto das três raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), Nação (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio) e Portela na Avenida (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro).
Mesmo tendo consolidado a sua carreira de cantora, Clara Nunes não conseguiu realizar um dos maiores sonhos de sua vida: ter filhos. Apesar de ter se casado com Paulo César Pinheiro em julho de 1975, ela não conseguiu ter filhos porque tinha miomas no útero, o que provocou três abortos espontâneos em 1979.
Alguns anos depois, a cantora teve uma morte polêmica e prematura, aos 40 anos, após passar por cirurgia para retirar varizes e sofrer uma reação alérgica durante a operação, morrendo depois de ficar quase um mês em coma, em abril de 1983.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Samba: o ritmo que é a cara do país

Hoje, comemora-se o dia do ritmo musical que mais retrata a alegria do povo brasileiro e que ao longo de sua existência colecionou verdadeiros “monstros sagrados” da música brasileira: o nosso querido samba, cuja primeira canção do ritmo, Pelo Telefone , foi gravada em 1917. Aliás, esse dia foi criado exatamente para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil já teve um dia, Ary Barroso, pois foi nessa data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Além do eterno compositor da Aquarela do Brasil , nesses praticamente 100 anos de samba o Brasil teve o prazer de conhecer grandes artistas do gênero, como Noel Rosa, Martinho da Vila, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Cartola e vários outros que ainda hoje são patrimônio da Música Popular Brasileira.   E para homenagear esse dia, nada melhor do que encerrar o post com uma música do Poeta da Vila, não é mesmo? O vídeo é do Som Brasil em homenagem a Noel Rosa, exibido em 2007.