Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: The Voice Brasil



Versão brasileira do show de talentos The Voice of Holland, o programa apresentado por Tiago Leifert, que estreou nas tardes de domingo da Rede Globo no dia 23 de setembro, tem alcançado bons índices de audiência em um horário que é considerado um dos piores da televisão.
Apesar de ter um formato bem diferente do que estamos acostumados, principalmente pelo fato de os jurados terem selecionado quais candidatos avançariam para a segunda fase apenas por suas vozes, pois estavam de costas para eles, a verdade é que o The Voice lembra bastante o Fama (que a Globo exibiu entre 2002 e 2005, especialmente na fase que está indo ao ar agora, na qual os cantores competem cantando em dueto) e também traz algumas lembranças do Popstars, exibido pelo SBT em 2002.
Entretanto, mesmo sendo um sucesso, o The Voice Brasil já esteve no centro de algumas polêmicas. A primeira delas envolve os jurados escolhidos para o programa (Cláudia Leitte, Carlinhos Brown, Daniel e Lulu Santos). Pelo fato de Daniel e Cláudia Leitte não terem exatamente a mesma qualidade musical do que os outros dois (principalmente por uma ser cantora de axé e o outro de um sertanejo meio romântico), a escolha deles para o posto de jurados desagradou alguns telespectadores, que acreditam que existem outros cantores muito melhores para exercer essa função.
Outro motivo de polêmica foi a eliminação de um participante indígena. Pelo fato de os jurados terem ser arrependido ao se depararem com ele e posteriormente ter ocorrido uma campanha para que se desse mais uma chance a ele, A revista Veja insinuou que estavam tentando criar cotas no programa.
Mesmo com esses pontos polêmicos, o programa foi um grande acerto da Rede Globo, pois além de trazer um programa com formato diferente do que se apresenta hoje na televisão brasileira, é muito importante que se dê espaço para aqueles que estão tentando um lugar ao sol, pois parafraseando a canção Imagem, interpretada por Elis Regina, “É preciso cantar o que é nosso!”.
Para quem quiser acompanhar o programa The Voice Brasil, ele vai ao ar aos domingos, depois da Temperatura Máxima.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Samba: o ritmo que é a cara do país

Hoje, comemora-se o dia do ritmo musical que mais retrata a alegria do povo brasileiro e que ao longo de sua existência colecionou verdadeiros “monstros sagrados” da música brasileira: o nosso querido samba, cuja primeira canção do ritmo, Pelo Telefone , foi gravada em 1917. Aliás, esse dia foi criado exatamente para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil já teve um dia, Ary Barroso, pois foi nessa data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Além do eterno compositor da Aquarela do Brasil , nesses praticamente 100 anos de samba o Brasil teve o prazer de conhecer grandes artistas do gênero, como Noel Rosa, Martinho da Vila, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Cartola e vários outros que ainda hoje são patrimônio da Música Popular Brasileira.   E para homenagear esse dia, nada melhor do que encerrar o post com uma música do Poeta da Vila, não é mesmo? O vídeo é do Som Brasil em homenagem a Noel Rosa, exibido em 2007.