Pular para o conteúdo principal

Perfil: Milton Nascimento


Considerado um dos melhores compositores da história da Música Popular Brasileira, Milton Nascimento ficou nacionalmente conhecido ao classificar uma de suas músicas mais famosas até hoje, Travessia, composta em parceria com Fernando Brant, em 2° lugar no Festival Internacional da Canção de 1967.
Entretanto, sua carreira começou bem antes disso, pois desde os treze anos já apresentava em festas e bailes da cidade de Três Pontas, onde vivia desde os dois anos (apesar de ser mineiro de coração, na verdade ele nasceu no Rio de Janeiro). Em 1962, gravou sua primeira música, Barulho de Trem e dois anos depois, mudou-se para Belo Horizonte para ingressar na Faculdade de Economia e continuou tocando em bares e clubes da capital mineira, sendo nessa época que ele conheceu os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô). Depois desse encontro, a MPB nunca mais foi a mesma.
Dessa amizade com os irmãos Borges, em parceria com outros fãs das bandas internacionais The Platters e The Beatles, como Tavinho Moura, Beto Guedes, Fernando Brant e Flávio Venturini, anos depois nasceram composições que ficaram marcadas para sempre na história da MPB, como O trem azul, Tudo o que você podia ser, Cravo e Canela, Um girassol da cor do seu cabelo e Nada será como antes, todas elas registradas em um dos melhores LPs que o mercado fonográfico brasileiro já viu: Clube da Esquina, lançado em 1972.
Outra forte amizade que seria decisivo para que Milton Nascimento se transformasse no grande nome que é hoje foi a que ele teve com Elis Regina, que praticamente o lançou para o mundo ao gravar uma de suas composições, Canção do Sal, em 1966. Aliás, o nosso mestre Bituca já disse em várias entrevistas que desde essa gravação, todas as músicas que ele compôs foram pensando na pimentinha, que segundo ele foi o grande amor de sua vida. Além da Canção do Sal, Elis gravou várias outras canções dele, sendo Milton um dos compositores  quais ela mais gravou em toda a sua carreira. Entre as músicas de Bituca que Elis Regina gravou estão Maria Maria, Para Lennon e McCartney, Ponta de Areia, Conversando no Bar, Travessia, Morro Velho, Menino, Cais, Nada será como antes, O que foi feito devera e várias outras músicas que foram imortalizadas na voz da pimentinha.
Curiosamente, os papéis se inverteram quando anos depois, ele foi o responsável pelo lançamento da carreira de cantora da filha caçula de Elis, Maria Rita, que participou de três faixas do álbum lançado por ele em 2002, Pietá.
Além de todas as músicas já citadas como sucessos na voz de Elis  Regina, outras músicas de Milton Nascimento que fizeram grande sucesso foram Nos Bailes da Vida, Coração de Estudante, Canção da América, Fé Cega, Faca Amolada, Encontros e Despedidas e Quem sabe isso quer dizer amor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Samba: o ritmo que é a cara do país

Hoje, comemora-se o dia do ritmo musical que mais retrata a alegria do povo brasileiro e que ao longo de sua existência colecionou verdadeiros “monstros sagrados” da música brasileira: o nosso querido samba, cuja primeira canção do ritmo, Pelo Telefone , foi gravada em 1917. Aliás, esse dia foi criado exatamente para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil já teve um dia, Ary Barroso, pois foi nessa data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Além do eterno compositor da Aquarela do Brasil , nesses praticamente 100 anos de samba o Brasil teve o prazer de conhecer grandes artistas do gênero, como Noel Rosa, Martinho da Vila, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Cartola e vários outros que ainda hoje são patrimônio da Música Popular Brasileira.   E para homenagear esse dia, nada melhor do que encerrar o post com uma música do Poeta da Vila, não é mesmo? O vídeo é do Som Brasil em homenagem a Noel Rosa, exibido em 2007.