Pular para o conteúdo principal

Professores criam vídeos para ensinar gramática

Compreender a Gramática da Língua Portuguesa muitas vezes é uma tarefa árdua, mas um método criativo de aprendizagem pode fazer toda a diferença. E foi pensando numa forma de facilitar o entendimento de uma disciplina que muitas vezes é temida por boa parte dos alunos, que os professores de Português Jorge Paulo Neto, Maria Luiza Barros e a repórter fotográfica Cida Melo criaram, há cerca de dois anos, o Projeto Linguarudos, que é uma série de vídeos.      
Para Malu, a junção do lúdico na hora de dar dicas
gramaticais ajuda a pessoa a memorizar melhor.   
De acordo com uma das integrantes do projeto, a professora e advogada Maria Luiza Barros (mais conhecida pelos alunos como Malu), essa série de vídeos com dicas gramaticais visa facilitar a aprendizagem da estrutura e o uso da nossa língua para pessoas de todas as idades. Para ela, o aproveitamento das mídias (principalmente da internet) é importante para que as pessoas possam assimilar melhor a Língua Portuguesa e sanar as dúvidas com mais facilidade. “Estudar gramática, literatura, fazer estudos da linguagem parece ser maçante para alguns alunos”, afirmou.
Aliás, essa aliança com a internet rendeu bons frutos ao Projeto Linguarudos, pois o primeiro de uma série de vídeos estrelados por Neto e Malu alcançou mais de 100 mil visualizações no Youtube.
Entretanto, o projeto não se resume somente a web, pois além dela, as regras e os exemplos ensinados pelos Linguarudos podem ser encontrados em livros e cursos. Em um dos cursos ministrados pelo Professor Neto, o “Nova Ortografia sem mistérios”, são apresentadas as principais mudanças trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, (cujas regras entrarão em vigor oficialmente em janeiro de 2013) por meio de música, dança, ginástica e exemplos envolvendo situações corriqueiras do cotidiano.
Além disso, há planos de mais lançamentos do projeto em breve, pois começaram recentemente as gravações do clipe “Mude Sua Ideia”, dirigido pelo próprio professor e que contou com a participação do grupo Play Vinil. 

Veja alguns vídeos do Projeto Linguarudos:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .