Pular para o conteúdo principal

1 ano de Vitrine MPB


Há 1 ano, eu decidi começar a escrever em dois blogs (um deles já existia desde as férias passadas e era sobre TV, mas estava parado)  para que as férias fossem menos entediantes, mas para que o novo blog não tivesse o mesmo destino de todos os outros que eu já tive (ser esquecido assim que voltassem as aulas), desta vez eu tinha prometido a mim mesma que ia escrever regularmente até mesmo para tentar por em prática o que aprendo na faculdade, e para isso eu precisava ter idéias e organizá-las.
No mesmo dia que criei esse blog, voltei a atualizar o outro que estava parado (e que continua assim até hoje, o Zapeando), postando diariamente nele e apenas quando houvesse alguma notícia interessante sobre música no Vitrine. Entretanto, os dias foram passando e eu acabei percebendo que apesar de ser atualizado todos os dias e ter posts bem menos restritos do que o Vitrine por ser voltado a assuntos sobre TV, o Zapeando não tinha a mesma audiência que ele. Por conta disso, eu comecei a investir mais nesse blog e acabei abandonando de vez o outro, pois além de tudo percebi que falar de música era o que eu queria realmente.
Com o título inicial de Cardápio Musical, o blog ganhou as colunas semanais Dica de Quinta e Repeteco em janeiro, além do especial 30 músicas de Elis Regina que entraram para a história.
Essa série de posts diários que eu fiz em janeiro para homenagear a cantora, por conta dos 30 anos de sua morte em 19 de janeiro, foi praticamente um piloto do que hoje é a série Semana, que consiste de 7 posts na semana do aniversário de algum grande nome da música brasileira (Elis foi a única dessa série que recebeu a homenagem no aniversário de morte). A princípio, eu fiz uma lista com mais de 60 músicas que fizeram sucesso na voz dela para depois escolher as 30 que seriam postadas, levando em consideração, entre outras coisas, o sucesso da música, a importância dela na carreira de Elis e também a história por trás da música.
Curiosamente, essa série me surpreendeu bastante por eu não acreditar que teria muita audiência devido ao tempo que faz que a cantora morreu e também por conta dos atuais sucessos da nossa música, que em nada lembram o tempo em que a pimentinha era considerada a maior cantora do Brasil. Entretanto, a cada post a procura era maior, tanto que até hoje é comum alguns post dessa série serem acessados.
Dentre os 30 posts, apenas dois não levaram o título 30 músicas de Elis Regina que entraram para a história: Um dia e Elis & Tom. O primeiro ganhou esse título porque era preciso que ele fosse diferente, por ser o post do dia em que completavam-se os 30 anos da morte dela de fato. Para isso, eu escolhi Um Dia em referência ao álbum de mesmo nome, lançado em janeiro com o áudio das duas apresentações que ela fez no Festival de Jazz de Montreux, em julho de 1979. Além disso, o post foi diferente dos outros porque nele contei a minha história com Elis, deixando para colocar a música do dia, Redescobrir, somente no final.
Já o post Elis & Tom ganhou esse nome porque foi postado no dia em que Tom Jobim completaria 85 anos. Como eu fiz uma Semana dedicada a ele e Águas de Março foi um grande sucesso da carreira de ambos, eu resolvi juntar os dois posts nesse dia, além de fazer uma referência ao álbum Elis & Tom, lançado em 1974.
No mês seguinte, estrearam as colunas mais acessadas do blog, Perfil, Na Minha Estante, na qual geralmente posto algumas músicas que eu gosto (uma homenagem a música Na sua estante, da Pitty) e Crítica da Semana, que atualmente é a única coluna que eu posso expor a minha opinião.
Além dessas colunas, esse ano também tivemos outras que foram igualmente importantes para o blog, como Momento Globo de Ouro, Revivendo a Trilha e Coluna Anos Dourados, todas responsáveis por lembrar sucessos do passado, seja em novela, seriado/minissérie ou nas paradas de sucesso.
Outro destaque desse ano foi a Semana dedicada a artistas aniversariantes, que trouxe grandes sucessos de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Paulinho da Viola, Tom Jobim e Maria Rita e foi importante até para que eu conhecesse melhor a vida e a obra desses artistas, assim como os movimentos dos quais alguns fizeram parte e as histórias por trás das músicas.
Aliás, esse blog em si foi importante para que eu conhecesse cantores, músicas e pessoas novas, além de me fazer também redescobrir músicas, cantores, compositores movimentos musicais antigos, mas fundamentais na história da MPB.
Para que o blog continue crescendo, eu criei um perfil no twitter (@vitrinempb) para divulgar os posts e também um tumblr, que diferentemente do blog postará frases das músicas (que podem ou não já ter sido postadas no Vitrine MPB), podendo vir acompanhadas de vídeos das músicas. Divulgarei o link do tumblr assim que estiver pronto.

  
E agora, vamos a lista dos Posts mais acessados nesse 1 ano de blog:


Publicado em  29 de junho, post mais acessado do blog falava sobre a mudança do Som Brasil para o horário da meia-noite de sábado, deixando assim espaço para que o Globo de Ouro continuasse na grade de programação do Canal Viva.

Post referente a edição do Som Brasil de julho, que homenageou a música brega.

Esse post foi o primeiro dos três que eu fiz valendo nota para a disciplina de Jornalismo Online, sendo um dos meus preferidos por ter sido a primeira vez que fiz uma entrevista pingue pongue e também por ter entrevistado duas pessoas superbacanas, Wallace Surce, do Clube da MPB, e Wesley Mesquita, do Portal Maria Rita.

Postado em setembro por conta dos 70 anos de Tim Maia, esse tem sido até agora o post mais acessado de dezembro.

Publicado em 21 de julho, o post falava sobre a participação dessas duas grandes cantoras no programa Altas Horas.

Postado no início de junho, esse post foi importante pra mim porque foi por causa desse Som Brasil que eu me tornei fã do Gonzaguinha, pois até então não conhecia muitas músicas dele.

Post mais acessado sobre o programa Cassino do Chacrinha.

Um dos posts em homenagem aos 70 anos de Tim Maia, postado em 8 de outubro.

  • Um Dia - 106 visualizações
Post publicado em 19 de janeiro por conta dos 30 anos da morte de Elis Regina.

Um dos posts da coluna Momento Globo de Ouro, publicado no dia de 14 de outubro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Samba: o ritmo que é a cara do país

Hoje, comemora-se o dia do ritmo musical que mais retrata a alegria do povo brasileiro e que ao longo de sua existência colecionou verdadeiros “monstros sagrados” da música brasileira: o nosso querido samba, cuja primeira canção do ritmo, Pelo Telefone , foi gravada em 1917. Aliás, esse dia foi criado exatamente para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil já teve um dia, Ary Barroso, pois foi nessa data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Além do eterno compositor da Aquarela do Brasil , nesses praticamente 100 anos de samba o Brasil teve o prazer de conhecer grandes artistas do gênero, como Noel Rosa, Martinho da Vila, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Cartola e vários outros que ainda hoje são patrimônio da Música Popular Brasileira.   E para homenagear esse dia, nada melhor do que encerrar o post com uma música do Poeta da Vila, não é mesmo? O vídeo é do Som Brasil em homenagem a Noel Rosa, exibido em 2007.