Pular para o conteúdo principal

30 músicas de Elis Regina que entraram para a história

Aquarela do Brasil

Precursora do samba exaltação por ressaltar as qualidades do país e considerada uma das canções mais populares da história, Aquarela do Brasil foi composta por Ary Barroso em 1939, vindo a ser reconhecida mundialmente somente três anos depois, quando foi incluída na animação Saludos Amigos, da Disney.
Apesar do sucesso, a música rendeu muitas críticas a seu compositor, pois por causa dos elogios feitos ao Brasil na música, ele foi acusado de ser a favor da Ditadura Vargas, que era o regime que estava em vigor naquela época.
Mas, o que poucos sabem, é que o verso da música “terra de samba e pandeiro” foi censurado porque era considerado prejudicial à imagem do país, sendo necessário que o próprio Ary Barroso fosse ao Departamento de Imprensa e Propaganda, vulgo DIP, para convencer aos censores a manterem o verso.
Entre as principais regravações desse clássico da música brasileira se destacam as de Carmen Miranda, Gal Costa e Elis Regina, sendo que a versão desta última era acompanhada por um coral que reproduzia o canto dos índios que aqui viviam quando os portugueses chegaram em 1500.
Gravada por Elis no LP A Arte de Elis Regina, de 1975, a música também fez parte do repertório do consagrado espetáculo Falso Brilhante, que teve início do fim do mesmo ano, fazendo parte do mesmo Pout-pourri no qual se encontra, entre outras, a música Sing in the Rain, que eu postei há dois dias aqui no blog (Para ver o post da música Sing In The Rain, clique aqui: http://vitrinempb.blogspot.com/2012/01/30-musicas-de-elis-regina-que-entraram_09.html), estando também no repertório do Série Grandes Nomes de Elis Regina, de 1980.

Comentário:

Apesar achar a voz de Elis perfeita, preciso confessar que prefiro essa música sendo interpretada pela Gal Costa, porque além de ter sido com essa versão que conheci e aprendi a gostar da música, acho desnecessária a presença do coral que acompanha Elis. Mesmo sendo a representação dos índios e uma tentativa de dar mais realismo à letra, o coral atrapalha tanto o entendimento da música quanto a interpretação da cantora, sem contar que Elis grita além do necessário em alguns pontos da música. 
Apesar de tudo, como não poderia deixar de ser, a interpretação de Elis é tão boa que se destaca entre as várias versões que foram gravadas nesses mais de 70 anos que a música foi composta.

O vídeo abaixo mostra Elis Regina se apresentando com essa música no musical Série Grandes Nomes, de 1980.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .