Pular para o conteúdo principal

30 músicas de Elis Regina que entraram para a história


Atrás da Porta 

Uma das mais belas canções da Música Popular Brasileira, Atrás da Porta tem uma história bastante incomum. Ela, que foi a primeira parceria entre Chico Buarque e Francis Hime, nasceu em uma reunião de amigos, quando Francis, que morava nos Estados Unidos, veio passar férias no Brasil.
Na verdade, essa é a história de uma apenas parte da música, pois Chico Buarque só conseguiu terminá-la após algum tempo, imediatamente depois de ouvir a primeira parte da letra na voz de Elis e ter uma crise de choro.
Aliás, a relação entre a cantora e a música também foi bastante intensa, uma vez que ela passava por situação semelhante a da história contada na música em sua vida pessoal, pois havia acabado de se separar de seu primeiro marido, Ronaldo Bôscoli, e estava fragilizada por conta disso.
Porém, existia uma diferença entre a história de Atrás da Porta e a sua: na época em que se separou, Elis não amava mais Ronaldo e sim o pianista César Camargo Mariano, que mais tarde viria a ser seu segundo marido e pai de seus dois filhos mais novos.
  Atrás da Porta fez parte do repertório de quatro CDs da pimentinha durante a  década de 1970: Me deixa  em Paz, Elis (ambos de 1972), A Arte de Elis Regina (1975) e O Melhor de Elis (1979).

Com a letra finalizada, a música esteve presente nos dois LPs lançados por Elis Regina em 1972 e se tornou uma das músicas que são mais lembradas pelas pessoas assim que seu nome é pronunciado e, para desgosto de boa parte de seus fãs, acabou sendo gravada também por muitos outros cantores.
Além disso, fez parte da trilha sonora das novelas De Corpo e Alma (1992), Canavial de Paixões (2003) e da minissérie O Quinto dos Infernos (2002).

Comentário:

Quando ouvi essa música pela primeira vez na novela, em 2003, eu não gostei da música porque além de achá-la muito triste, eu odiava a personagem, que era uma das piores vilãs que eu tinha visto até então.
Entretanto, a voz daquela cantora chamava a minha atenção, porque eu tinha a sensação de que a conhecia, mas não fazia a menor ideia de quem era. Naquela época, pouco se falava de Elis Regina e eu, como tinha só 11 anos, nem imaginava que estava diante de um clássico da MPB e que conhecia aquela voz desde que tinha 5 anos, do que me dei conta apenas quando assisti ao Por Toda Minha Vida para descobrir quais músicas da “mãe da Maria Rita” eu conhecia.

O vídeo abaixo mostra a antológica apresentação dessa música por Elis Regina no Série Grandes Nomes "Elis Regina Carvalho Costa", exibido pela Rede Globo em 3 de Outubro de 1980.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .