Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana


Lançado quase no fim do ano passado, o quarto CD da cantora Maria Rita, Elo, além de trazer um estilo bem diferente de seus outros CDs, principalmente do anterior a esse, Samba Meu, é também o registro de um show intimista que percorreu o Brasil e algumas partes do mundo durante mais de um ano.
Mas do que um mero registro de repertório de show, Elo representa algumas canções que, apesar de serem velhas conhecidas tanto do público quanto da cantora, só a partir do show ganharam uma interpretação sua, garantindo assim sua inclusão nesse novo trabalho.
Depois de ter no trabalho anterior um repertório somente de Samba, no Elo a cantora trouxe músicas mais leves, lembrando bastante aquela Maria Rita do primeiro CD, com a diferença de que nesse, há os sinais da maturidade de uma carreira já consolidada e não tem toda aquela pressão de “lançamento da herdeira de Elis Regina”.
E agora, vamos às curiosidades: a  própria escolha do nome Elo já tem a ver com uma dessas músicas que são conhecidas desde sempre, a música Nem Um Dia, do Djavan, cuja letra em determinado ponto diz “E tudo nascerá mais belo, verde faz do azul o amarelo, elo”, fato que serviu de inspiração para que Maria Rita batizasse seu CD com esse nome.
Além disso, ela gravou duas outras músicas importantes por serem verdadeiros clássicos da MPB, A História de Lily Braun, que eu já falei aqui no blog essa semana, e Menino do Rio, que por sinal foi gravada por sua mãe e lançada no póstumo Trem Azul.
Outro fato que vale a pena ser destacado é que Elo ainda traz a música que durante quase um ano foi o tema de abertura da novela Insensato Coração como faixa bônus, Coração em Desalinho.
Para quem procura tanto por músicas de MPB já consagradas quanto as que fazem parte “do novo que sempre vem”, Elo com certeza é uma boa opção, uma vez que há uma tentativa tão clara da cantora de preservar essa raiz na música antiga que até foi lançada uma versão em vinil desse CD.

Ficha Técnica:

CD: Elo
Cantora: Maria Rita
Gênero: MPB
Ano de Lançamento: 2011
Número de faixas: 11
Gravadora: Warner Music                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .