Pular para o conteúdo principal

Novidades de Fevereiro no Cardápio Musical


Fevereiro no Cardápio Musical
O Blog começará fevereiro de cara nova e com muita novidades. A partir desse mês, o cardápio volta a noticiar as novidades da música e ganhará novas colunas, que além de continuar falando do tema principal do blog, a MPB, também irão ampliar os horizontes, falando mais sobre livros, programas e filmes que tenham a ver com o mundo da música.
As colunas Dica de Quinta e Repeteco continuarão em seus respectivos dias, enquanto a Coluna Meu Ídolo, que não recebeu nenhuma mensagem até agora, será mensal (caso eu não receba mensagem de fãs para a coluna, ela será cancelada antes mesmo de estrear). Quanto a Semana Tom Jobim, ela continuará até que se completem as 10 músicas.

Colunas:


Nessa coluna eu vou falar sobre algum cantor e/ou compositor que tenha se destacado no mês, aproveitando para destacar pontos importantes de sua carreira tanto agora quanto no passado.
Como é possível perceber ao longo que novos filmes vão entrando em cartaz e que vamos observando os filmes antigos, descobrimos que a música e o cinema andam tão próximos que grandes musicais podem muito bem fazer sucesso nas telonas sem perder suas características de filme.
E, por esse motivo, todo mês eu vou falar sobre um filme que se tornou uma lenda da sétima arte ou então de um que esteja estreando com promessa de se transformar em um clássico do cinema.

Nessa Coluna, que será semanal, eu vou poder dizer minhas impressões acerca de Shows, CDs e, além disso, falarei sobre filmes e livros também – sejam eles antigos ou não – desde que o último obviamente tenha a ver com música. 

Essa coluna consistirá em músicas que os leitores poderão recomendar através do e-mail vitrinempb@hotmail.com, e conforme as sugestões forem chegando, eu vou escolher duas músicas por mês para falar sobre elas e o cantor.
Caso aconteça a mesma coisa que na coluna Meu Ídolo, que até agora não recebi com a história de fã para contar, eu passarei a postar essa coluna mensalmente e farei uma enquete aqui no blog com as músicas que mais se destacarem no mês.

Como boa parte dos leitores já deve ter percebido, eu gosto mais de músicas antigas (acho que isso explica o porquê de eu ter feito 30 posts sobre Elis Regina no mês de janeiro).
Para que a músicas mais antigas continuem tendo espaço no blog sem tirar o espaço das músicas atuais e eu possa compartilhar com vocês músicas que eu gosto e que são importantes para a história da MPB, eu vou postar essa coluna sempre que tiver alguma música legal para postar aqui, portanto, ela será a única a não ter dia e periodicidade estipulados.

Calendário:

Segunda – Feira: Perfil (Mensal)
Terça – Feira: Música no Cinema (Mensal)
Quarta – Feira: Meu Ídolo (Mensal)
Quinta – Feira: Dica de Quinta (Semanal)
Sexta – Feira: Repeteco (Semanal)
Sábado: Crítica da Semana (Semanal)
Domingo: Sobe o Som (Quinzenal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

30 músicas de Elis Regina que entraram para a história

Madalena Apesar de não ser uma das gravações mais “recentes” de Elis Regina, Madalena é uma das músicas mais famosas em sua voz que o público lembra com carinho até hoje por ter sido um marco não só em sua carreira como também na de seus compositores. A música, que ficou marcada como o primeiro sucesso de Ivan Lins, foi composta por ele em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, sendo gravada por Elis pela primeira vez em 1970, em um compacto duplo que fez de Madalena um sucesso nacional. Aliás, compacto do qual também fazia parte a música Vou Deitar e Rolar, que eu postei há dois dias aqui no blog (Para ver o post da música, clique aqui: http://vitrinempb.blogspot.com/2012/01/30-musicas-de-elis-regina-que-entraram_12.html ). No ano seguinte, a já consagrada música fez parte do LP Ela junto com outra composição da dupla Ivan e Ronaldo, chamada “Ih! meu deus do céu”. Os três álbuns de Elis Regina dos quais Madalena fez parte na década de 1970. Quatro anos depois, Madale...