Pular para o conteúdo principal

Música brega também é Música Popular


Hoje, assistindo ao vídeo show, eu recebi uma notícia que não deveria me surpreender, mas confesso que me chocou: o Wando morreu hoje de manhã em decorrência de problemas cardíacos.
Eu sei que ele já havia passado mal, operado e ainda estava internado, mas é difícil acreditar que uma pessoa que estava melhorando e até em processo de retirar os aparelhos simplesmente morra de repente.
Tenho certeza que algumas pessoas, quando lerem esse post, vão se perguntar por que eu estou falando sobre a morte daquele que chamam de “rei da música brega” num blog sobre MPB, sem parar para pensar que esse estilo, apesar de ser tão desprezado quanto o axé, faz parte da música popular tanto quanto os outros tipos de música.
As pessoas adoram menosprezar músicas como as que o Wando cantava, mas que atire a primeira pedra quem nunca ouviu uma música dele. Ainda que as pessoas rotulem como música brega, de corno, pornográfica ou outros termos totalmente preconceituosos, eu faço minhas as palavras do cantor Falcão à Folha de S. Paulo:  “... Ele fez vários sucessos, não só de música romântica. Na verdade, não dá pra colocar dentro de um rótulo de brega, de romântico, isso é o de menos. O importante é a obra que ele deixou...
Enquanto eu via a homenagem que o Vídeo Show preparou, eu comecei a me lembrar da época em que eu era criança, quando tinha mais ou menos uns 5 anos, e lá para umas 11 da noite a minha mãe colocava numa rádio que sempre tocava as músicas que o tornaram tão famoso. Ela, como qualquer fã dele, ficou muito chateada de saber do que tinha acontecido há poucos dias, e todo dia me perguntava se eu tinha visto na internet se ele havia melhorado.
Eu espero que agora, pelo menos as pessoas tenham a decência de respeitar a memória dele e não fiquem fazendo gracinhas do naipe de “será que colocaram flores ou calcinha no velório?”, porque sinceramente, mesmo que as fãs jogassem esse tipo de coisa no show, eu acho uma tremenda falta de respeito ter esse tipo de atitude ou fazer piadas em um momento desses.
Além disso, espero também que não se aproveitem da situação para lucrar e nem dar aquele ar de Cult à obra dele, dizendo agora que todo mundo morria de amores sendo que por trás estão pouco se lixando, exatamente como fizeram há quase um mês atrás, quando todos resolveram que eram fãs da Elis Regina só pode estava para fazer 30 anos que ela morreu. Tenho certeza que muita gente que a homenageou naqueles dias nem se lembra mais quem é ela. E espero sinceramente que não façam isso com o Wando, porque é muita injustiça. Agora, o que resta para os fãs dele é ouvir suas músicas e, para o resto do público, a missão de não ser um hipócrita.
E, por fim, quero deixar bem claro que não sou uma fã desesperada do Wando e nem uma fã exatamente, mas que respeito seu trabalho e suas músicas porque é o mínimo que eu tenho de fazer, ainda mais que eu já ouvi muitas músicas dele e seria muita falsidade da minha parte fingir que nada aconteceu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Samba: o ritmo que é a cara do país

Hoje, comemora-se o dia do ritmo musical que mais retrata a alegria do povo brasileiro e que ao longo de sua existência colecionou verdadeiros “monstros sagrados” da música brasileira: o nosso querido samba, cuja primeira canção do ritmo, Pelo Telefone , foi gravada em 1917. Aliás, esse dia foi criado exatamente para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil já teve um dia, Ary Barroso, pois foi nessa data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Além do eterno compositor da Aquarela do Brasil , nesses praticamente 100 anos de samba o Brasil teve o prazer de conhecer grandes artistas do gênero, como Noel Rosa, Martinho da Vila, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Cartola e vários outros que ainda hoje são patrimônio da Música Popular Brasileira.   E para homenagear esse dia, nada melhor do que encerrar o post com uma música do Poeta da Vila, não é mesmo? O vídeo é do Som Brasil em homenagem a Noel Rosa, exibido em 2007.