Pular para o conteúdo principal

Crítica do Carnaval – Parte 1

Parece que a célebre frase do poetinha (Vinícius de Moraes), na qual afirma que “São Paulo é o túmulo do samba” perde força a cada ano que passa, pois a terra da garoa tem mostrado que também tem samba no pé.
Das 14 escolas que desfilaram entre sexta e sábado, 3 em especial chamaram muito a minha atenção: Vai - Vai, Dragões da Real e Águia de Ouro.
A minha simpatia pela Vai – Vai, que hoje é a minha segunda escola em São Paulo, começou no ano passado, quando ela trouxe a vida do maestro João Carlos Martins para o sambódromo do Anhembi sob a alcunha de “A música venceu”. Além do belíssimo enredo, a rainha do Bixiga ainda trouxe uma das minhas cantoras preferidas no posto de madrinha da bateria: Maria Rita
Aliás, eu achei muito feio o que ela fez esse ano: ignorou a escola, não apareceu em um ensaio e nem no desfile porque preferiu o bloco Cordão da Bola Preta. Enfim, foi uma falta de respeito muito grande para quem disse ano passado que limparia até o chão da escola.
A segunda escola que se destacou a meu ver por ter levado para a avenida o movimento que eu tanto admiro foi a Águia de Ouro. A escola foi muito feliz na escolha de retratar um acontecimento tão importante para a MPB quanto a Tropicália, só que eu acho que infelizmente não vai levar o título.
Mesmo depois de quase 45 anos da explosão de cores e idéias novas que foi o Tropicalismo, esse movimento ainda parece tão incompreendido e a frente de nosso tempo quanto era lá no III Festival de Música Popular Brasileira da Record. Ou pode ser que o problema seja o público, que continua tão preconceituoso quanto naquele tempo, porque só isso é capaz de justificar aquela média 7,8 super injusta que os telespectadores da Rede Globo deram durante a transmissão do desfile.
E agora, aquela que eu acho que merecia ser a campeã do Carnaval de São Paulo: Dragões da Real. Apesar de a escola ser muito nova e estar estreando no Grupo Especial, o enredo foi simplesmente perfeito. Nas palavras do próprio carnavalesco da escola, é difícil não gostar desse enredo.
Para quem não assistiu, a escola fez um desfile super comovente sobre as mães, o que além de ser uma merecida homenagem, é um tema com grande potencial para se consagrar campeão.
Além dessas três que eu citei, outras duas escolas também foram muito elogiadas: a Rosas de Ouro, que homenageou o empresário e apresentador Roberto Justus e a escola de SP que eu mais gosto: a Gaviões da Fiel, que trouxe a vida do ex – presidente Lula para a avenida.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .