Pular para o conteúdo principal

Crítica da Semana: Triste fim do Carnaval de São Paulo





Bem diz aquele ditado popular que “o que começa errado termina errado”, e essa frase resume perfeitamente o show de horrores que vimos ontem no Anhembi.
Uma apuração que começa com 25 minutos de atraso e com o presidente de uma escola do naipe da Vai – Vai falando que a troca de dois jurados dias antes do desfile tem “cheiro de clorofila no ar” não tinha como terminar bem, mas acho que ninguém esperava aquele trágico desfecho.
Enquanto esperávamos que acabasse a longa espera pelo início da apuração, descobrimos que os dois jurados simplesmente foram substituídos dois dias antes do desfile, o que criou uma desconfiança mais do que normal. E foi por isso que o presidente da Vai – Vai disse aquilo sobre clorofila, porque ele com certeza que previa que vinha problema por aí...
Durante a leitura das notas de evolução, qual não foi a minha surpresa – e de todos – ao ouvir 8,9 para a GAVIÕES DA FIEL? Isso é inacreditável! E não, não estou defendendo a Gaviões porque torço por ela, e sim porque nem as escolas que corriam risco de rebaixamento receberam uma nota como essa.
Depois dessa nota absurda e crente de que o Carnaval já tinha a sua campeã, eu resolvi vir ligar o computador e terminar de ver a apuração no quarto, e foi o tempo de eu chegar ao meu quarto e ligar a TV para que eu me deparasse com aquela cena que acho que nunca vou me esquecer: papéis com as notas em pedaços. O locutor quase apanhando. E torcedores derrubando grades e destruindo tudo o que viam pela frente, inclusive carros alegóricos.
Será que essas pessoas que fizeram esse escarcéu todo não percebem que destruíram os sonhos das escolas junto com aquela arruaça toda? Aquele cara que rasgou as notas destruiu junto com elas o sonho da Mocidade de comemorar sua vitória de forma alegre!
Além da atitude monstruosa que esse cidadão, teve torcida pondo fogo até em carro alegórico! Trabalho de 1 ano inteiro sendo destruído por causa de ignorância das pessoas, e sabe quem é que vai pagar essa conta?As escolas para as quais esses infelizes torcem, e que trabalham tanto para fazer um desfile digno!
Eu não duvido nada que daqui a pouco alguém ponha fogo no barracão da Império ou da Gaviões, até porque tem gente que só sabe falar mal do Corinthians, como se fosse o único time onde tem gente que não presta.
Aliás, esse é o grande problema das escolas de São Paulo: Eu não sei quem teve essa ideia estúpida de associar Escola de Samba a Time de Futebol, mas acho isso ridículo. Carnaval e Futebol só têm em comum a manipulação de certas empresas que se acham “A dona do mundo”, mas na hora que a coisa aperta finge que não fez nada.
E como se não bastasse esse circo todo, ainda apareceram acusações de que a Mocidade Alegre descumpriu 3 regras essenciais: desfilou em menos do que o mínimo de 65 minutos estipulado, com menos de 2.000 integrantes e ainda teve problemas de evolução, ficando cerca de 3 minutos parada na avenida. Se isso tudo for verdade, como os jurados têm a cara de pau de dar 3 notas 10 nesse quesito para a escola e a ousadia de dar 8,9 para a Gaviões da Fiel?
Espero sinceramente que se todas essas acusações forem comprovadas, a escola pague caro por isso perdendo seu título para quem realmente o merece, ou então que essa apuração seja anulada e as escolas Gaviões e Império de Casa Verde não paguem pela ignorância de alguns de seus torcedores com rebaixamento, uma expulsão ou até extinção. Eu concordo que quem provocou tudo isso tem que pagar, só que a conta não pode ser cobrada das escolas, que não são culpadas de nada do que aconteceu.
Parece que eu errei feio quando disse aqui no blog no dia da apuração de São Paulo que a afirmação de Vinícius de Moraes estava errada: Depois do que aconteceu terça – feira no Anhembi, acredito que São Paulo não só é o túmulo do samba como o endereço do cemitério onde ele está enterrado é o Sambódromo do Anhembi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .